Capítulo Hermético do Cavaleiro Espiritual

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

O Capítulo hermético do Cavaleiro Espiritual

Revista Square – dez. 2013 The Hermetic Chapter of Spiritual Knight.

John Paternoster

Ivan Vladimirovich Lopukhin (1756-1815) foi um dos líderes do movimento Maçônico e Rosacruz na Rússia que desempenhou um papel tão importante na vida social de Moscou a partir de 1782, quando uma ramificação da Ordem Rosacruz foi fundada na capital, até a sua dissolução voluntária depois de algumas pressões políticas em 1794.

No subsequente renascimento do movimento durante o reinado de Alexandre I, Lopukhin teve um papel proeminente e permaneceu, até sua morte, um propagador incansável dos ideais Maçônicos e Rosacruz. Lopukhin foi membro da nobreza russa. Ele alcançou uma carreira militar e civil, distinta e gozava da confiança de três Soberanos, embora em um período em que ele e vários de seus associados eram aprisionados ou colocados em prisão domiciliar. No entanto, ele se manteve firme aos seus princípios e era conhecido por suas ideias humanitárias e atividades filantrópicas. Seus numerosos escritos causaram grande interesse porque encarnam todas essas idéias e filosofias que animaram a Maçonaria Russa. Ele foi muito influenciado pelos escritos de Louis-Claude de Saint Martin e os outros homens talentosos da época, Pasqually e Willermoz e traduziu alguns dos seus escritos em russo.

Um dos seus trabalhos mais notáveis foi “Some Characteristics of the Interior Church” em que ele misturou muitos ensinamentos místicos e cabalísticos do Martinismo com suas próprias crenças mais Tradicionais da Igreja Ortodoxa Russa. Isso, então, é um resumo do conhecimento de Lopukhin e estabelece o pano de fundo para a sua Ordem Maçônica do Cavaleiro Espiritual ou Apanhador de Sabedoria, o ritual desta foi publicado em 1791. Assim como uma descrição da Abertura e Encerramento de um Capítulo dos Cavaleiros Espirituais e suas vestes e festivais, a obra contém o ritual completo de Iniciação ao Grau. Foi considerado o livro mais secreto, portanto, apenas alguns exemplares foram distribuídos entre os membros mais avançados das lojas maçônicas.  Diz-se que este ritual foi usado em Lojas da Estrela Ardente, criadas em 1784, das quais Lopukhin era membro proeminente em Moscou.

Embora haja um número de ordens de maçonaria que exigem que o Iniciado assine uma declaração de intenções, eu duvido que qualquer um fosse tão longe como as Sete Regras Gerais para um Apanhador de Sabedoria. Por exemple o Iniciado tinha que assinar um papel dizendo que realizará “Um exercício diligente no temor de Deus e uma estrita observância dos comandos do Evangelho”. Também que defenderá “uma obediência inabalável e fidelidade para com o Soberano, juntamente com o dever especial de proteger seu Trono, e não apenas de acordo com o juramento geral de cada súdito leal, mas também lutando com todas as forças para inventar e aplicar tudo de bom e meios razoáveis para esta finalidade”.  No entanto, aqui devo acrescentar que temos modificado estes termos nos últimos tempos para que se encaixem com o que se poderia esperar ser razoável na vida moderna.

Com suas raízes no misticismo e Rosacrucianismo do tempo, esta Ordem Maçônica é uma das mais interessantes, porque, ao contrário de outras, ela convida o candidato a refletir sobre vários símbolos e objetos que são apresentados a ele em uma série de tabuas. Não só ele tem que comtemplar seu simbolismo e significado maçônico, mas também é convidado a considerar o significado interior do simbolismo em relação à sua importância na vida cotidiana.

Por exemplo, um avental é colocado diante dele e o Presidente se dirige a ele assim:

Reflita sobre o avental com o qual você se vestiu no início de seus trabalhos, assim como fez Adão, quando deixou o Jardim do nosso Senhor. Saiba daí que agora você tem o poder de saber diferenciar o certo do errado e por isso tem de aceitar essa responsabilidade. Aprenda que agora você tem o poder de discernir o certo do errado e aceitando assim essa responsabilidade.

 

Segue-se uma série de exames ritualísticos, até que o Presidente se dirige ao Iniciado assim:

No entanto a Matéria, incluindo todos os tesouros da Terra, não é, e não deve ser o objetivo do verdadeiro maçon.

No entanto, é necessário que você procure o Espelho da Sabedoria em que podemos ver o rosto mais brilhante de sua Fonte Invisível, sua Ação Divina, e a revelação de sua Santa Vontade. Só no cumprimento desta Vontade, os Homens Sábios adquirem beatitude, felicidade e riqueza.

 

Há também uma referência simbólica para o significado mais profundo da constelação de Bootes. O nome Bootes vem da raiz hebraica Bo (vir), e significa “o que vem ‘. É localizado no Salmo 96:13.

… Pois Ele vem julgar a terra; julgará o mundo com justiça, e os povos com a sua verdade.

 

É realmente um belo ritual e em linha com as suas raízes o trouxemos em plena floração, com a inclusão de um poema Maiori. Embora não pareça haver pouca ou nenhuma conexão entre o povo Maori e a tradição egípcia ou judaica, na realidade, não é esse o caso. A tradição Maori engloba uma profundidade de misticismo que é tão profunda quanto às antigas crenças egípcias e judaicas; é tão antiga, mas infelizmente ficou inexplorada por aqueles que aspiram ao saber. Este poema maravilhoso encarna toda a profundidade mística que nós compreendemos e é tão cara. Na verdade, ele fala de maneira tão poderosa das tradições do Martinismo e Rosacrucianismo, que foram o alicerce de Lopukhin, que foi tecido no ritual moderno de Cavaleiro Espiritual com um efeito dramático.

Considere o seguinte:

De corpo a corpo o seu espírito acelera em

Busca de uma nova forma quando o velho se foi

E a forma que ele encontra, é o tecido forjado por você

No tear da sua mente e da fibra do pensamento.

 

E, finalmente, esta estrofe, que deve vir como uma revelação completa para aqueles que sentam e contemplam seu significado mais profundo:

 

Você é seu próprio Diabo, você é seu próprio Deus

Você molda os caminhos que dos seus passos já trilhados

E ninguém pode salvá-lo de erro ou pecado

Até que você tenha escutado seu Espírito interior.

(Tirado de Minha Lei de Tieme Ranapiri).

Que conselho sábio é este e também ser dito que o espírito e a respiração de Deus estão mais perto de você tanto quanto o calor da chama.

Este é sem dúvida uma das mais maravilhosas Ordens dentro da nossa tradição maçônica.

Lá estão muito poucos Capítulos desta prestigiosa Ordem, mas acredite em mim, esta Ordem oferece ao aspirante Maçom a oportunidade de compreender os aspectos mais profundos de nossa tradição maçônica e começar a desvendar alguns dos segredos verdadeiros e ocultos dentro de si.

 

O verdadeiro Cavaleiro da Sabedoria e da Virtude, que, durante a sua vida temporal, enfrentar corajosamente cumprir a tarefa de regeneração e gloriosamente conquistar o Mal, é assim transferido para o Reino da Eterna Alegria, Felicidade e Paz, onde todos labutam e trabalham sem cessar, mas o fluxo da vida não termina nunca, mas flui para a Eternidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *