QUEM GOSTA DE SER CONTRARIADO???

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Meus Caros Irmãos,

Minhas Cordiais Saudações…

Temos uma mania, um costume feio… Falar aos outros o que precisaríamos ouvir. Ou muito do que falamos para os outros nos serve também.

Quem gosta de ser contrariado? Eu por exemplo adoro discutir sobre assuntos que conheço, sobre coisas que eu não sei, não discuto… Nem se tiver dos amigos as melhores opiniões sobre a matéria, pois não me pertencem… Não são minhas, e eu conseguiria defender certas ideias, projetos, conhecimentos… até um determinado ponto. Por isso digo, o quanto é importante lermos, conhecermos. Somente assim é que poderíamos nos intitular de livres, pois caso contrário, nem a opinião seria sua, já que você não conhece… Seria sempre escravo dos outros. Entenderam? Espero que sim e parem de ficar repetindo que são livres. Livres do que? E muitos responderão, livres no pensar… Lógico que isso é falso. Só pode ser livre aquele que sabe no que está pensando e sobre o que está pensando, se não conhece, está pensando o que? Isso me lembra a história da Abolição que irei escrever em breve aqui, e muito que ficam vendendo isso na Maçonaria, sentirão vergonha… E é história!!!

Tem pessoas que querem discutir, dar sua opinião, mas não sabem o que estão falando, porque não conhecem a fonte, não estudaram… E como acabamos de assistir na última campanha. Havia um candidato que se achava. Mas tanto ele, como eu e Graças a Deus, hoje vários Irmãos, descobrimos quem ele era uma farsa. Ou seja, ele fala, mas sem conteúdo… Sem prática, sem conhecimento do que está falando.

Vamos ler um pouco…

 

O sábio que sabe é limitado.

O sábio que não sabe nada é livre.

Por que pessoas se sentem contrariadas?

Simples! Porque elas sabem…

 

Então quando surge um ponto de vista diferente do dela, aquilo é inaceitável, é barrado, é errado, por quê? Porque a verdade dela não veio de qualquer lugar, teve uma fonte venerável, veio de alguém que sabia o que dizia, é preciosa, por isso não pode ser descartada. Seria muita falta de respeito ouvir outro ponto de vista, seria muita frieza da parte dela jogar essa verdade que ela construiu com tanta paixão, mas quem é que diz algo se não tiver ninguém pra ouvir, interpretar e cria à sua forma? Ou seja quem ouve/assimila é você e não o outro que diz/fala.

“Por isso que quem conta um conto aumenta um ponto. Você nunca vai lembrar o conto de cabo a rabo como ele foi contado/visto, você vai ouvir/ver o conto, absorver as partes que te interessam e contar contos aos outros da maneira que você ouviu/viu.”

A ideia de que o sábio que não sabe nada é o verdadeiro sábio, pra nossa mente parece piada, parece filosofia barata, mas o próprio provérbio nos dá um desafio muito interessante. Porque nós nascemos ouvindo que saber significa aquele que domina certa linguagem ou certa coisa. “Esse sabe, hein!” Mas isso é uma falha na linguagem que nós utilizamos entre saber e conhecer – Conhecimento acontece, faz parte disso que chamamos de vida, o tempo todo nos deparamos com coisas novas, mas não necessariamente sabemos o que são.

”O que você sabe não vale nada, o único valor está no que você faz com aquilo que sabe.” Essa frase é bem radical. É lógico que é importante ter conhecimento e sabedoria.

Podemos dizer que A sabedoria é a arte de transitar pelo conhecimento sem contaminar-se por ele, sem prender-se a nenhum, sem apegar-se a nenhum conhecimento. Esse realmente sabe, mas ao mesmo tempo ele não sabe, porque se ele disser que sabe, que tal coisa É aquilo e não pode ser outra coisa, ele se limitou, ele delimitou parâmetros e parâmetros como esses só servem pra um propósito, pra nos fazer sofrer. Portanto quando você não sabe, você apenas deixa espaço livre dentro da sua mente pra que as coisas aconteçam como acontecem, sem ficar inconformado ou contrariado. Volto a dizer, o conhecimento você sempre terá, tiramos milhares de fotografias o tempo todo, agora a sabedoria é a parte que nos permite nos livrar de fotografias que não nos servem, por mais preciosas e belas que pareçam ser em nossas memórias, se nos fazem sofrer seria mais sensato descartá-las, por simplesmente perceber que tudo na vida passa e não temos controle sobre nada, inclusive nós mesmos. Daria para repetir cem vezes essa frase para você mesmo!!!

 

“Os sábios não dizem o que sabem, os tolos não sabem o que dizem.”

Em paralelo com o sábio que não sabe é a mesma coisa. Somos tão livres pra absorver como pra descartar, mas temos medo de descartar, porque a própria palavra descartar denota que estamos jogando algo inútil fora, e por considerar que tudo aquilo que sabemos é a coisa mais valiosa do mundo, isso não pode ser descartado como algo inútil. Além do mais, descartar nos deixa aparentemente frágeis, desprotegidos e seguindo esse raciocínio só pensamos em absorver, mas quando o copo está cheio de areia ele só transborda ou seja toda ideia nova que surge é imediatamente descartada, já é terra compacta. Por isso aqueles que não sabem são chamados sábios, eles esvaziam o copo o tempo todo, brincam com o copo, eles permitem que o copo seja esvaziado sem medos, sem apegos, para que novas ideias e formas possam ser recebidas e logo depois descartam as que não lhe serve.

 

“Ser ofendido não tem importância nenhuma, a não ser que a gente continue a lembrar disso.” Mas quem te ofendeu, normalmente, esquece…

A sabedoria de não saber é apenas chegar com seu copo vazio em qualquer lugar que for. Memória sempre irá existir isso não está no seu controle, agora o que você faz com essa memória é o que importa. Quando tentamos introduzir uma ideia na mente de uma pessoa, estamos considerando que o nosso conhecimento é a verdade última… ela pode servir pra você, mas nem sempre serve para o outro da mesma forma. E se amanhã você mudar de opinião? Como você vai lidar com a pessoa que você mesmo introduziu os conceitos que agora você substituiu por novos e mais atraentes? Você terá de convencê outra vez apontando o dedo na cara dela e dizendo que ela está errada e que você sabe a verdade? kkkkkkkkkkkkkkkkkk è estranho, mas reflita e lembre-se de como e quantas vezes isso acontece…

Muitas pessoas não contentes com o tamanho do copo, constroem fortalezas com a areia do copo, por isso vê-se muitas pessoas sofrendo (lutando contra) tendo suas verdades dentro de fortalezas, sentem-se ameaçadas quando se deparam com uma situação diferente daquilo que elas guardam só de ouvir algo que pode arruinar a fortaleza, existem algumas reações que podem ser observadas; como por exemplo virar as costas quando suas ideias são colocadas em jogo, brigam com você dizendo que você está drogado, louco, etc.. entre muitas outras que você mesmo pode identificar. A fortaleza serve justamente pra proteger algo, mas se esquecem que uma fortaleza, pode ser tornar uma prisão também. è isso que acontece sempre, você virá prisioneiro de uma ideia sua… E não tem reação… Não sei se você já ouviu “Religião e política não se discute!” kkkkkkk – utilizando a linguagem do nosso texto, pode-se perceber porque não. Aqueles que escolhem uma religião colocam ela dentro da fortaleza assim como para política. “E quem ousar destruir meu castelo, vai ouvir muito!” Até o dia que você descobre que a sua religião é uma farsa, assim como os políticos do partido que você estimava tanto. Ou até mesmo as peso as que você defendia, não passam de calhordas, ingratos… É difícil você ver um homem, ser humano, sincero, com muitos amigos. Pois o que é amigo sabe que um dia a máscara do outro cairá. Pronto!!! Lá se foi seu amigo, mas que bom que existem seres sinceros. Isso somente não acontece com animais (cachorros) porque muitas vezes levam culpa de tudo o que acontece, mas mesmo assim te perdoa e volta com mais carinho ainda, essa é uma amizade verdadeira e eterna. Ah! ele não tem nenhum interesse também, só quer vê-lo feliz!!!

Perceba que todos nós buscamos uma vida mais leve, mas tudo que fazemos é buscar mais coisas pra carregar, isso é no mínimo burrice, burrice de carga.

 

”Seu sofrimento é do tamanho da sua teimosia.”

 

Muitos dos que afirmam que você não gosta de ser contrariado, com ares de donos da verdade são os verdadeiros ditadores, não gostam de ser minimamente questionados, para que não transpareça o que tanto se esforçam para esconder, já que admitir, em contrário, seria decretar a falência dos órgãos. Mas o paranoico não crê que isso seja exagero pois, num ato típico de Napoleão, declara: “Eu não sou uma democracia. No meu quintal, eu falo o que eu quiser, leio só o que eu quiser e deleto o que ou quem eu quiser. Quem não estiver satisfeito que se retire”. Adoro Napoleão!!!

 

Era isso!!!

O verdadeiro mestre não é aquele que vive para ensinar, o verdadeiro mestre é aquele que ensina através daquilo que vive.

 

A medíocre “felicidade” de acreditar ter atingido um objetivo que considera-se difícil apenas serve pra cristalizar o ego numa condição de ilusória superioridade, isso é, a busca pra atingir algo com a ideia de que será mais feliz após o acontecimento é tão interessante quanto uma nuvem. Nuvens vem e vão pra quem observa, não existe nuvem melhor ou pior…

 

por Wagner Veneziani Costa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *