Ascensão e Queda da Maçonaria no Mundo

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Ascensão e Queda da Maçonaria no Mundo 

Entrevista com o autor William Almeida de Carvalho

1)      Como você define a Maçonaria?

 Especulativamente, é uma Ordem iniciática que recebeu um forte impacto do Iluminismo no século XVIII.

2)      Quando e como foi fundada a Ordem?

A Maçonaria Especulativa, que nos interessa, no início do século XVIII, com a fundação da Grande Loja de Londres e Westminster.

3)     Qual foi o período de apogeu da Maçonaria?

Nos Estados Unidos, quantitativamente, na década de 60 do século XX. No Brasil, o auge ocorreu no Império, durante o governo do Visconde do Rio Branco, e na República, no seu início em 1889. A explicação completa pode ser encontrada em meu livro.

4)      De acordo com seus estudos, quando e como a Maçonaria começou a entrar em declínio?

Com o esgotamento da pauta Iluminista, principalmente nos países desenvolvidos do Atlântico Norte, a Maçonaria não soube desenvolver uma pauta pós-Iluminista. As razões da decadência nos países de língua inglesa são extremamente ingênuas (vide p. 21 a 43 do meu livro). As explicações francesas são filosoficamente mais sofisticadas, mas ainda deixam a desejar (conforme p. 44 a 72). O Brasil e América Latina ainda estão num nível de consciência em que somente 5% dos Grão-Mestres, os que têm certa consciência do problema, discutem, no máximo, as evasões. Ainda não chegaram à pauta pós-Iluminista, que é o cerne do problema.

5)      Qual o cenário atual da Maçonaria no Brasil e no Mundo e como você enxerga suas perspectivas futuras?

A decadência do Atlântico Norte ainda não chegou aos trópicos. Ainda estamos crescendo (parece até aqueles grandes cantores que tiveram um auge e hoje estão reduzidos, por terem perdido a liderança nos grandes centros, realizando algumas performances no interior de Minas e no Nordeste), mas as perspectivas são aterrorizadoras. A pesquisa CMI-Kennyo no Brasil demonstra que existe uma geração analógica, nascida até 1975, que está no poder, é mais autoritária e menos letrada, etc., que está em permanente guerra surda com a geração pós-1975, que é mais digital, mais preparada universitariamente, menos autoritária e mais aberta a absorver uma pauta pós-Iluminista, mas que não recebe porque a geração pós-1975 está mais perdida do que tudo. Vai mantendo o barco navegando, cada vez mais, na decadência. O livro aponta alguns cenários sobre a Maçonaria se transformar numa espécie de Igreja Positivista, que teve um auge no Brasil no início do século XX e hoje vive das glórias do passado…

William Almeida de Carvalho é autor do livro Ascensão e Queda da Maçonaria no Mundo.

Disponível no site https://madras.com.br/ascens-o-e-queda-da-maconaria-no-mundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *