Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

 Dia 20 de junho foi marcado pelo início do solstício de inverno. Que tal conhecer um pouco mais sobre o assunto? Para isso, separamos alguns trechos do livro Celebrando os Solstícios – Honrando os Ritmos Sazonais da Terra através dos Festivais e Cerimônias, de Richard Heiberg, Madras Editora.

solstício de junho

O que é um solstício?

“O eixo rotacional da Terra não é perpendicular ao plano de sua órbita ao redor do Sol; é inclinado cerca de 23 ½ graus. Essa inclinação produz as estações.

Dois dias por ano, um em dezembro e outro em junho, o eixo da Terra inclina-se mais diretamente, aproximando-se mais do (ou afastando-se do) Sol do que se inclinará durante o ano. Em 21 de junho, quando o polo Norte aponta para o Sol, no hemisfério norte ocorre o dia mais longo e a noite mais curta do ano. É o solstício de verão. No hemisfério sul, esse mesmo dia é solstício de inverno.”

Como celebrar o solstício de junho? Dica de Richard Heiberg.

“Para os europeus e norte-americanos, restaram poucas associações culturais relativas ao solstício de junho, o que é um indício de que a data está em aberto e talvez seja a única oportunidade para uma renovação cultural em que todos podem participar.

Gostaria de propor que o solstício de junho fosse dedicado ao espírito feminino e à natureza: animais, ervas, flores, árvores, gramados e pássaros.

O solstício de junho pode ser um dia de louvor a todas as deusas e representações do divino feminino…Pode ser uma ocasião para celebrar as qualidades yin, como nutrição, unidade, espontaneidade e ausência de julgamento…Também é um momento para relembrar a mulher na história.

O divino feminino vem à tona primariamente por meio das diferenças sutis e da intenção. O inverno é naturalmente um tempo de introspecção, de examinar a direção da vida e de renovar compromissos, enquanto o verão é um tempo de liberação emocional.”

Para informações completas do assunto, recomenda-se a leitura integral desse título.

Disponível no site: https://madras.com.br/celebrando-os-solsticios

solstício de junho

solstício

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *