A caridade na Umbanda

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

“O grande problema é o desgaste, o desuso da palavra, o mau uso que se dá a ela, porque o ato de caridade não é aquilo que você pensa que está fazendo. Se a caridade é curar a causa, a caridade maior é transformar a vida de alguém, eu penso, essa é a maior caridade que se faz, quando você consegue transformar a pessoa, transmutá-la. Dizem que transformar é para fora e transmutar é para dentro. Transmutá-la, tirá-la daquele lugar, colocá-la em outro lugar de consciência.

Essa é a maior caridade e na Umbanda isso é muito presente, e o conceito de amar ao próximo também.
(…) Na raiz da Umbanda, com Zélio de Moraes, caridade é o que deveria ser de fato, um amor que vai muito além do senso comum, é o amor divino, ágape e ahava.

Nós vemos, todos os dias,  que caridade é uma coisa que você pode fazer por obrigação, mas aí já não é mais caridade no sentido original do amor, porque o amor não pode ser uma obrigação.

(…) Por isso a caridade na boca de Zélio de Moraes é amor, quando ele fala que Umbanda é caridade está implícito o amor, o que se comprova com seus atos, pois ninguém leva alguém para sua casa por obrigação. Sua filha Zilméia de Moraes dizia sempre: “Umbanda é amor e caridade”, e também comentava que essas palavras eram de Zélio e do Caboclo das Sete Encruzilhadas, o que evidencia a clareza e importância de se fazer sinônimo e associação entre amor e caridade.

Quando a Umbanda diz um, tudo é Um, como interpretação do nome Umbanda, isso mostra que existe um objetivo: fazer da Banda (nós) uma unidade com Um (Deus).

Passe, atendimento, consulta, limpeza, descarrego, ritual e tudo o mais têm um único objetivo: cuidar das pessoas. É isso o que faz o Amor. E assim deve ficar claro que, nesse raciocínio, nessa forma de pensar, a Caridade é apenas uma consequência e não o objetivo.

(…) Então, esse é o sentido maior da caridade na Umbanda. É o sentido da própria palavra Umbanda, um com Deus, naquele momento você é um com Deus, porque você é a expressão do amor. E isso também é crístico*.
*Adjetivo relativo a vida ou ao próprio Jesus Cristo. Aquele que age conforme a filosofia e ensinamentos de Jesus Cristo.

Trechos retirados do livro Caridade: Amor e Perversão

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *