Estandarte da Loja Sublime Imprensa Maçônica

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Nosso estandarte terá como fundo a cor preto, que representa a reflexão, o equilíbrio e a razão.

Sob esse fundo a figura de um ser de Luz, com asas coloridas, representando a Boa Mente, Vohu Manah, também conhecido como Brahman, aquele que cria, o Criador. Uma das três “personificações de Deus”, a trimute indiana, Brahman (o que cria), Vishinu (o que mantém) e Shiva (o que renova).

Esta ilustração representa a personificação do fogo. O elemento fogo, que é exatamente aquilo que não pode ser dividido, apenas multiplicado. É o único elemento, entre os quatro, (água, fogo, terra e ar) que não existe a divisão.

Esta figura esta ligada a uma deidade denominada na Índia de Vasoshtha, que é a Verdade Suprema.

Podemos relacioná-la as tradições antigas, da Pérsia, que ao interpretar os símbolos dessa ilustração, ligamos ao maior entre os sete Anjos que governam o Universo, Melek Taus. Segundo os Yazidis, pessoas que cultuam uma religião da Pérsia, que misturam elementos de religões pagãs, com zoroatrismo, mazdeísmo, islamismo, judaismo e cristianismo. E não acreditam nas forças do mal, pecados ou infernos. A quarta-feira é o dia sagrado, para os Dasyn, seguidores desse Anjo.

Frequentemente essa figura era confundida com a de um Pavão, outras com a de um Dragão e outras ainda, com a de uma Serpente.

O Planeta Vênus também era conhecido, nesta região, como Melek Taus, O Anjo Pavão. A Estrela matutina e vespertina, que tem brilho próprio.

O Elemento Fogo:
O fogo é o elemento da combustão. Como tal, tem várias associações e significados correlatos. Em termos técnicos, o fogo se refere a uma reação química em progressão na qual são liberados calor e luz. Uma reação assim oxidante e exotérmica pode produzir enorme quantidade de energia. O Sol é a principal fonte de um tal poder ígneo e radiante e, do mesmo modo como a humanidade idolatrou o Sol, considerou o fogo como uma dádiva dos deuses para a manutenção da vida.. Entretanto, a capacidade de liberar o poder do átomo através da fissão e fusão nucleares demonstra o imenso potencial benéfico ou maléfico existente na liberação dos poderes da natureza. Como nos demais elementos, os vários significados do fogo ilustram suas associações positivas ou negativas.
Apesar de ser o único elemento que a maioria dos seres humanos cria praticamente todos os dias, é extremamente instável e precisa ser mantido sob controle rigoroso para maximizar sua utilidade.
ARLS Soberana Imprensa Maçônica:
Augusta e Respeitável Loja Simbólica Soberana Imprensa Maçônica, terá como princípio defender o que um Estado Democrático assegura, nossa Liberdade de Expressão. Para nos fundadores esse Direito garantido pela nossa Constituição é fundamental, pois é o Direito de informar e ser informado, de ter conhecimento.
O homem, partindo do princípio de que deve ser, considerado como indivíduo em sua singularidade, livre; como ser social, estando com os demais indivíduos numa relação de igualdade, observa-se que, quando se encontra diante de um poder opressivo, pede liberdade e, diante de um poder arbitrário, pede justiça.
Afinal, não há democracia sem que todos os cidadãos, indistintamente, tenham plena e ampla liberdade de expressão e de imprensa.
Esse é um Direito Inalienável do Povo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *