Fraternalismo Revolucionário e Socialista 1848-1870:

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone
Fraternalismo Revolucionário e Socialista 1848-1870: Londres e o Resurgimento Italiano John Belton The Square Magazine
Muitas das linhas de ação neste conto giram em torno da Loja des Philadelphes e dos defensores do Ressurgimento italiano – um grupo de radicais e Maçons. Giuseppe Garibaldi era um Maçom e herói nacional na Itália, mas ele também era membro dos Philadelphes em Londres. Membros deste mesmo grupo angariaram fundos para uma Brigada Inglesa que lutou na Itália. Este apoio britânico é uma parte desconhecida do conto da unidade nacional italiana, mas envolve manufatura de bombas, um julgamento e a queda do governo britânico. Muitas das atividades envolviam homens com fortes valores sociais e éticos. Primeiro, no entanto, nós devemos conhecer alguns deles:
Felice Orsini (1819 – 1858) nasceu em Romagna. Enquanto destinado ao sacerdócio ele desistiu e se uniu à Giovine Italia (Jovem Itália), a organização fundada por Giuseppe Mazzini. Ele foi preso em 1844 por conspiração revolucionária, sentenciado à prisão perpétua e então libertado pelo Papa Pio IX. Ele estava de volta à luta na Primeira Guerra da Independência Italiana em 1848. Ele visitou a Grã-Bretanha em 1856 onde sua história foi serializada na imprensa. No final ele foi para a guilhotina por jogar bombas.
Lorde Palmerston (1784-1865) serviu duas vezes como Primeiro Ministro e esteve no governo quase continuamente de 1807 até sua morte em 1865. A intenção de Palmerston era que a Grã-Bretanha governasse o mundo e para conseguir isso ele deveria diminuir o poder da Áustria, Rússia, Prússia e o Império Otomano. 1848 foi um grande ano revolucionário com muitos governos na Europa derrubados, guerra na Itália, guerra civil na Áustria, barricadas em Paris e tumulto na Alemanha. Com a ajuda de Napoleão III, Palmerston estava planejando negociar com a Rússia, no que seria a Guerra da Criméia. Palmerston precisava de uma boa reserva de exilados que pudessem ser encorajados a produzir transtorno, no entanto as coisas nem sempre seguiam inteiramente como planejadas e o conto que vem a seguir é um destes casos.
Louis Napoleão/Napoleão III (1808-1873) foi um sobrinho de Napoleão Bonaparte, primeiro presidente da República Francesa e o único imperador da Segunda República. Após a derrota de Napoleão em 1815 a família migrou para o exterior e ele cresceu na Suíça e Alemanha, mais tarde se estabelecendo na Itália aonde ele se uniu aos Carbonari – que se opunham à dominação Austríaca do Norte da Itália. Após o exílio nos Estados Unidos e Inglaterra ele eventualmente retornou a França, disputou e venceu uma eleição e se tornou Presidente da França. Em 1849 ele enviou tropas francesas para ajudar a restaurar Papa Pio IX como governante dos Estados Papais.
Os assuntos ainda foram mais complicados pelo fato de a França controlar Sabóia, que é hoje principalmente Italiana e Piemontesa. Não é surpreendente que Orsini podia sentir que Louis Napoleão era o verdadeiro impedimento para uma Itália unida.
A Tentativa de Assassinato de Napoleão III Em Paris na noite de 14 de janeiro de 1858 o imperador Napoleão III e sua esposa estavam em uma carruagem indo à ópera quando Orsini outros três cúmplices jogaram três bombas na carruagem. Oito morreram e 142 se feriram, mas o imperador foi ao teatro mesmo assim. Orsini foi preso no dia seguinte em seus aposentos. Ele foi sentenciado à morte e guilhotinado em 13 de março de 1858. Talvez não houvesse repercussões disso se o rastro não levasse à Inglaterra, onde as bombas foram feitas. O imperador estava interessado em dar justiça a todas as partes envolvidas, não somente aqueles que jogaram as bombas! Perto do final de 1857 Orsini visitou a Inglaterra e encomendou seis bombas a um armeiro chamado Joseph Taylor. Um emigrante francês, Dr. Simon Bernard também estava envolvido nisto assim como um terceiro conspirador, George Jacob Holyoake que mais tarde admitiu haver testado uma bomba de design similar um ano antes, em 1856. Naquele tempo ele decidiu levá-la a Sheffield de trem para testá-la! A bomba explodiu devidamente e ele foi capaz de escapar. Ele então determinou que levaria outras duas bombas para Devon, mas falharam quando pousaram no campo lamacento.
George Jacob Holyoake (1817-1906) ateu e livre pensador, agitador auto proclamado, campeão da classe operária e cooperador, nasceu em Birmingham em 13 de abril de 1817. Em 1831 Holyoake se uniu à Birmingham Reform League e se tornou um participante ativo nos movimentos radicais. Durante uma palestra sua resposta a uma pergunta capciosa feita por um clérigo sobre o lugar da religião nas comunidades socialistas propostas levou à acusação por ateísmo e aprisionamento de seis meses, a última pessoa na Grã-Bretanha a ser presa por tal acusação. Seus anos tardios foram devotados à promoção do movimento cooperativo entre os trabalhadores das classes mais baixas. Seu irmão Austin Holyoake junto a Charles Bradlaugh eram ambos membros da Loja des Philadelphes.
Lorde Palmerston e a Conspiração Para Assassinar Bill Após a tentativa de assassinato houve murmúrios de alguns coronéis franceses para trazer Dr. Bernard de volta a Paris. No entanto Palmerston e Napoleão III estavam em paz e Palmerston trouxe um projeto de lei ao Parlamento no começo de fevereiro de 1858 para capacitá-lo a lidar dentro da Grã-Bretanha com estrangeiros que enquanto estavam na Grã-Bretanha conspiravam contra governos amigos – um projeto de lei para extraditá-los tendo sido considerado insustentável. Foi decidido fazer uma reunião no Salão dos Maçons, Londres. Normalmente um encontro no Salão dos Maçons teria passado despercebido, mas nessa ocasião a Polícia Metropolitana considerou o evento suficientemente sedicioso e enviou uma equipe de taquígrafos para tomar uma transcrição textual.
“Na Segunda-Feira à noite quando chegamos, o Salão dos Maçons estava tão lotado que os organizadores da reunião eram incapazes de entrar. O senhor Stansfeld falou com o gerente do Salão, que nos conduziu através das adegas para uma passagem privada que levava à plataforma. Em uma pequena galeria no lado oposto do salão, em frente à plataforma, onde dois espiões franceses, disfarçados como instaladores de gás – supostamente colocados lá pelo gerente caso os serviços deles fossem necessários”.
Existem 170 páginas da transcrição e a partir dos registros de elogios, assobios e vaias é claro que a audiência teve uma noite bem divertida. No final da reunião há conselho a cerca de uma reunião planejada no Hyde Park. No dia 19 de fevereiro, sexta feira, no entanto – dois dias antes da reunião no Hyde Park, a segunda leitura do projeto de lei ocorreu e ele foi derrotado por 234 votos contra 215 e com essa derrota o governo Palmerston renunciou. Assim, não houve demonstração no Hyde Park.
O Julgamento do Dr. Bernard O Dr. Simon Bernard nasceu em Carcassonne em 1815. Ele chegou a Londres em 1851, praticou medicina especialmente no tratamento de impedimentos da fala; mas em meados de 1853 ele já havia servido um tempo em Newgate. Ele foi preso e indiciado enquanto o governo Palmerston estava no poder, mas seu julgamento estava sob o governo seguinte de Lorde Derby. Ele declarou-se inocente. O primeiro dia do julgamento de cinco dias foi visitado pelo Lorde Chefe de Justiça, Lorde Barão Chefe, Lorde Prefeito e vários regedores do Estado. Bernard que, como estrangeiro, tinha o direito de um júri com seis homens ingleses e seis estrangeiros provavelmente escolheu o júri de homens ingleses declarando “eu confio meu caso a um júri de homens ingleses”. Não havia testemunhas para defesa e o juiz resumiu e decidiu o esperado veredito de culpa. Até mesmo Holyoake não poderia ter sido confiante, porque ele registra o discurso de encerramento para o júri como “Eu estava no tribunal e ouvi com espanto seu ornamentado apelo tão materialmente destituída de fatos.” No entanto, após duas horas o júri retornou com um veredito de Inocência.
O comentário de Bernard foi
“Eu declaro que este veredito é verdadeiro e ele prova que na Inglaterra sempre haverá liberdade para esmagar a tirania.Toda honra para um júri inglês.”
Sobre a absolvição Holyoake descreve a cena como homens balançando seus chapéus, os membros da barra aplaudiram, moças levantavam de seus assentos e balançaram seus lenços ou gorros, e aplaudiram de novo, e de novo, a multidão lá fora tentando ter indicações da natureza do veredito, mandou de volta aplausos ainda mais altos.
Loja des Philadelphes Os primeiros anos da Loja des Philadelphes são bem descritos por Ellic Howe em seu jornal “The Rite of Memphis in France and England 1838-1870”. A inscrição na Wikipédia sobre ‘Philadelphes’ pode ser uma leitura prazerosa mas como comenta no final “Todos os artigos sem fontes” – e contém muitas imprecisões. O que é claro no entanto é que a maioria dos proscritos franceses não saíram da França até depois do golpe de estado de dezembro de 1851. Entre os membros ingleses estavam Austin Holyoake (irmão de George), Charles Bradlaugh (que era casado com Annie Besant) e Montague Leverson – todos radicais e como eles diriam, lutadores pela liberdade e igualdade. A Loja continuou a existir até aproximadamente 1870 e teve mesmo Garibaldi como membro e alguns de seus membros estavam ativamente envolvidos como radicais sociais e com a causa italiana. A dificuldade está em tentar determinar como todas as atividades deles estavam ligadas. O que é claro é que radicalismo social e político entre este grupo não era considerado incompatível com ser um maçom. Talvez o espírito da Loja seja sintetizado pela mudança de 1857 nos estatutos que vem a seguir:
“A Maçonaria é uma instituição essencialmente filantrópica, filosófica e progressiva. Tem como objetivo a melhoria da humanidade sem qualquer distinção de classe, cor ou opinião tanto política quanto filosófica ou religiosa, por seu lema imutável: Liberdade, Igualdade, Fraternidade.”
Os Radicais Por Trás dos Eventos de 1858 Quanto mais uma pessoa olha para os indivíduos envolvidos nestes eventos mais difícil fica colocá-las em nichos particulares, pois eles eram todos radicais sociais, por uma variedade de causas e provavelmente em graus diferentes de convicção. É claro que os membros se conheciam bem. Eles mudavam entre causas e grupos, os apoiando como escolhiam e de acordo com a necessidade. É quase impossível estimar até que ponto a Loja des Philedelphes estava realmente envolvida como uma unidade. Hoje, a preocupação detalhada e ardente britânica com a política italiana pode parecer estranha mas na metade do século 19 na Grã-Bretanha, assim como em qualquer outro lugar da Europa, era um grande problema – e Garibaldi em particular, uma genuína celebridade popular. Quando ele visitou Londres em 1864 sua popularidade era tal que 100.000 e 500.000 supostamente invadiram as ruas. Foi registrado que as crianças cantavam: “We’ll get a rope, and hang the Pope, so up with Garibaldi” (Nós vamos pegar uma corda, e enforcar o Papa, então com Garibaldi). Tais eram as tensões da época. Ao Irmão Giuseppe Garibaldi também cabe à distinção de ser o único Maçom a ter uma comida com seu nome* o biscoito Garibaldi. Nascido em Nice, Garibaldi se juntou aos Carbonari com vinte e poucos anos e ele desempenhou um papel na Guerra Civil do Uruguai. Em 1844 ele se tornou um Maçom na Loja L’Asil de La Vertud em Montevidéu, esta sendo uma Loja irregular e uma ramificação da Maçonaria brasileira. Mais tarde no mesmo ano ele se juntou a Loja Les Amis de La Patrie também em Montevidéu, mas sob a então regular Grand Orient de France. Em 1848 ele deixou a América Latina após 14 anos e suas palavras finais em uma carta aos membros de sua Loja incluíam: “… sempre pronto para me dedicar ao Rito Sagrado ao qual eu tenho a honra de pertencer.” Na lista de membros de 1863-1864 da Loja des Philadelphes em Londres ele estava listado como membro. Sua relação com o Rito de Memphis não acabou tão cedo, em 1881-1882 ele era o Grande Hierofante do Sovereign Sanctuary of Memphis – Misraim.
Garibaldi nunca se juntou a uma Loja na Itália e não tomou interesse direto no Ofício, mas aceitou algumas posições em corpos Maçônicos. Ele via a Maçonaria como uma organização que ele poderia usar para seus desejos políticos particulares e se frustrou por sua falta de habilidade de usá-la para tal fim.
Giuseppe Mazzini (1805-1872) nasceu em Gênova (então parte do império francês) e seu pai era professor e Jacobino. Em 1830 ele se tornou um membro dos Carbonari, foi preso e escolheu o exílio. Em Marselha ele organizou a sociedade política La Giovine Italia cujo objetivo era a união dos estados e reinos da Itália em uma única república. Após uma série de revoltas falhas ele acabou indo para Londres em 1837. Foi durante esse período que ele conheceu e se misturou com o grupo ativista social e intelectual que incluía Holyoake e Bradlaugh; enquanto ganhava a vida como jornalista.
A ‘Excursão Inglesa à Sicília’ em 1860 O apoio à causa italiana continuou e em 1860, sob um pedido de Garibaldi para enviar um contingente inglês, um comitê foi formado. Holyoake foi o secretário. No entanto, angariar tal força era contrário ao Ato de Alistamento Estrangeiro e J. Baxter Langley, um Maçom, foi encarregado de violar esse Ato. Ele foi considerado Inocente, e isto levou os planejadores da força expedicionária a acreditar que a atitude do governo seria de neutralidade benevolente em relação à eles.
“Em vinte e três dias nós tínhamos inscrito e estávamos prontos para despachar mil homens, armados e equipados. Eu fui com o principal corpo deles em um trem noturno para Harwich, onde um navio a vapor foi fornecido para levá-los à Sicília” “A legião chegou à Sicília tarde demais para se fazer necessária, a não ser como expressão da simpatia Britânica, mas seu comportamento foi bom e foi honrosamente relatado.”
O resto, como eles dizem, é história e você pode ler isso em qualquer livro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *