Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone
Meu Caro Irmão, Minhas Cordiais Saudações… “Não acredite em tudo aquilo que te disseres como sendo verdadeiro, pois da tua dúvida, auxiliado por tua reflexão, obterás a verdade verdadeira” (Sócrates).
Quando não existem artifícios, não são cópias, são originais… O falso não lhe dá garantias e quando dá, ela também é falsa… O falso é aquele que te engana, mente, destrói… E o que nos faz distinguir o falso do verdadeiro? O Bom Senso, o Senso Comum e a Razão, da boa Vontade. Aquilo que fazemos dentro da Ética é sincero e verdadeiro. Pois acredito que a ética nasce com você ou que ela é apenas despertada… Um exemplo que posso dar sem medo de errar é o do nosso atual POLÍTICO. Quer coisa mais falsa que isso? Demagogos, hipócritas, insensíveis, ladrões, corruptos… Vem falam o que querem e não são responsabilizados por nada… Muito menos por mim e por você. Falsidade é qualquer afirmação positiva para a qual existe alguma evidência a favor, mas onde existe evidência contrária incontroversa, seja observação direta ou outras verdades mais fundamentais já estabelecidas. Verdade é qualquer afirmação positiva para a qual temos evidência a favor, seja por percepção direta dos sentidos ou outras verdades mais fundamentais já estabelecidas, e que não possui evidência contrária. Sei o quanto é polêmico esse assunto, mas afirmo que se fôssemos “SINCEROS” não haveria falsidade em nosso meio, ao nosso redor… Sinceridade: qualidade ou condição daquilo ou daquele que é sincero; diz-se daquilo ou daquele em que não há engano, hipocrisia ou fingimento.
A sinceridade é uma Virtude. Você não encontra nas coisas e ou pessoas falsas a coragem, a honestidade, a confiança, a integridade, a lealdade, a franqueza… O Falso não tem palavra. Uma hora suas atitudes irão trai-lo, observe. Verdade é tudo o que é puro em sua essência, além do que seja bom ou ruim.
Sinceridade é a exteriorização desta verdade, além, muito além do que seja boa ou ruim. Evidente que falar a verdade e sermos sinceros tem importância fundamental no processo de nosso aperfeiçoamento moral. Mas não devemos esquecer dois pontos significativos: Primeiro – Falar a verdade e ser sincero, não significa ser grosseiro e indelicado. Ouvir a verdade algumas vezes dói, é difícil, mas o que aumenta revoltas, brigas, mágoas, violências é a forma da exteriorização da sua sinceridade. Que a sinceridade através da nossa evolução moral, possa cada vez mais rápido, expressar: verdades construtivas, justas e de respeito aos homens e a vida. Evolução e aperfeiçoamento moral são consequências de nossas experiências, sentimentos e ações, não meramente um jogo de palavras e encenações. Lógico que não existe a verdade absoluta, pois ela é abstrata, mas… A Verdade ou Sinceridade que eleva e edifica, será aquela que se afina ao maior de todos os mandamentos: AMA O PRÓXIMO COMO A TI MESMO. Sendo assim, “RESPEITA O PRÓXIMO, SE QUERES RESPEITO”. Quando AMAMOS somos Verdadeiros! Essa é a sua verdade!!! Eu Sou, nem mais, nem menos, sou isso… Wagner Veneziani Costa II

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *