Benefícios da leitura

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

“Ler faz bem”, todo mundo já ouviu isso. Mas você sabe quais são os reais benefícios da leitura?

No ano passado, foi realizada uma pesquisa com leitores dos Estados Unidos onde tinham que ler um capítulo do romance Mansfield Park, de Jane Austen, dentro de uma máquina de ressonância magnética, enquanto pesquisadores da Universidade de Stanford analisavam os resultados neurológicos. Para o teste, era preciso ler o capítulo de duas formas diferentes: primeiramente, uma leitura descompromissada; depois, uma leitura para análise crítica da obra. A conclusão do estudo apontou que a leitura de livros pode ser um exercício valioso para o cérebro, já que quando lemos o sangue flui para diversas áreas associadas à concentração e, no caso de uma leitura mais crítica, também para áreas menos ativas do cérebro. Logo, o estudo concluiu que a forma de leitura afeta o cérebro e pode indicar formas de treiná-lo para ser cada vez melhor em atividades que exigem compreensão e concentração.

Se você não tem o hábito de leitura, confere as dicas do post passado. Você só tem a ganhar com isso! Quer saber como? Continue lendo e descubra os benefícios de ler.

1 – Melhora a saúde mental
Existem diversos estudos que comprovam que ler é um exercício mental muito poderoso. Uma pesquisa recente mostrou que atividades de lazer estimulantes para a mente, como leitura, diminuem em cerca de 30% o risco de mal de Alzheimer.
“A pesquisa mais conhecida sobre envelhecimento saudável, o Estudo MacArthur, verificou que pessoas que continuam ativas mentalmente – fazendo quebra-cabeças, lendo livros, jogando cartas ou outros – tinham uma qualidade de vida e uma expectativa de vida mais longa do que aquelas que viviam sem esses estímulos mentais.” Conta o médico norte-americano Gary Small.

2 – Diminui o estresse e ajuda no tratamento da ansiedade e da depressão
Uma pesquisa da Universidade de Sussex descobriu que ler silenciosamente por 6 minutos reduz o nível de estresse em 68%! Diminuindo bastante a frequência cardíaca e a tensão muscular. Obviamente pode ser mais do que 6 minutos, esse é apenas o tempo mínimo. “Se jogar nos livros é o método definitivo de relaxamento”, conta Dr. David Lewis, líder do estudo. “É mais do que apenas uma distração, porque ativa a imaginação e criatividade do leitor. Isso nos faz esquecer das preocupações e ansiedades da vida rotineira, enquanto exploramos a história em nossa mente.”
Segundo a psicóloga Thaiana F. Brotto, a leitura também pode ser tida como uma atividade terapêutica, pois quando lemos mergulhamos toda a nossa atenção para a história que está ali sendo contada, imaginando cenários e personagens, e sentindo emoções diversas desencadeadas pelos enredos. Pensando dessa forma, a leitura pode ser entendida como uma meditação focada, já que faz com que a nossa mente desligue de todo contexto externo, relaxando os nossos músculos, acalmando os nossos pensamentos e até a nossa reputação. Se distribuída ao longo do dia, a leitura se torna uma pausa saudável e prazerosa na rotina, diminuindo os níveis do hormônio do estresse e a ansiedade, por isso é tão recomendada pelos psicólogos.

3 – Estimula a criatividade e o senso crítico
A capacidade de imaginarmos um cenário no qual o livro está descrevendo, além da imagem física dos personagens, nos leva a criar um outro mundo dentro da nossa mente. A leitura é um poço infinito de novidades, cultura, surpresas e ideias extraordinárias.
Quando você começa a questionar a vida e sociedade é quando começa a desenvolver seu pensamento crítico. A literatura nos introduz à realidades diferentes, assim nos fazendo suscitar reflexões que talvez não teríamos se ficássemos presos ao nosso cotidiano e à nossa rotina. Ler abre a mente.

4 – Aumenta desenvoltura escrita e verbal e é fonte de informação
A leitura amplia o nosso vocabulário e aprimora a nossa escrita. Quanto mais conhecimento, maior a capacidade de nos expressarmos bem. Isso vai junto com a expansão do vocabulário, sendo exposto às palavras, você fica melhor com elas, conseguindo escrever e se expressar corretamente.
A coisa mais importante em um livro é, obviamente o seu conteúdo. Existem livros sobre qualquer assunto, o que permite que você escolha ler aquilo que lhe convém e encontrar um mundo de informações dentro das páginas.
É impossível medir quanto a leitura é capaz de somar ao seu conhecimento, mas os livros permitem que você decida o que e quanto quer aprender.

Boa leitura!

Bibliografia

http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/2013/09/1339679-leitura-e-palavras-cruzadas-diminuem-cerca-de-30-o-risco-de-alzheimer.shtml
http://www.elhombre.com.br/melhor-maneira-de-reduzir-o-estresse-ler-um-livro-por-6-minutos-diz-estudo/
http://blog.estantevirtual.com.br/2016/12/23/a-ciencia-comprova-ler-faz-bem-para-o-cerebro-conheca-outros-beneficios-da-leitura/
http://desassossegada.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *